terça-feira, 7 de junho de 2016

Lista de Verificação por Requisitos (ISO 9001:2015)

Há várias formas de criar uma lista de verificação. E esta é normalmente muito pessoal de cada auditor e de cada auditoria.


Pessoalmente, e como auditora interna numa organização, opto por uma lista de verificação por processos / procedimentos. É uma análise mais detalhada e que, na minha opinião faz sentido apenas quando utilizada por alguém que já conhece bem a organização e o seu funcionamento. 

Contudo (é importante ressalvar) que para garantir que todos os requisitos são auditados pelo menos uma vez por ano (e por outras razões, como por exemplo a independência das atividades a auditar), pelo menos uma vez por ano recorremos ao serviço de um auditor independente.

Mas neste caso é diferente. 

Estamos a planear a transição para a nova versão da ISO 9001, a versão de 2015. 

E o objetivo principal é assegurar que cumprimos com todos os requisitos da norma e teremos uma transição sem sobressaltos. Por este motivo desta vez a opção recaiu numa lista de verificação por requisitos.

Para cada requisito (sendo que por vezes os agrupei por temas), coloquei algumas questões. - Aquelas que não poderei deixar de verificar - Coloquei também algumas das não conformidades mais frequentes no requisito em questão. Desta forma consigo minimizar a possibilidade de me esquecer de alguma coisa importante.

Este é um método muito pessoal, e que naturalmente nem todos os auditores concordarão. Confesso que, sendo esta a minha primeira transição, também estou ansiosa para ver como corre, e principalmente, ansiosa por ver o resultado final: certificação ou um monte de não conformidades!



Esta lista de verificação ficou um pouco extensa: 27 páginas. Com tanta página, a probabilidade de me perder lá pelo meio é grande! 
Por isso já identifiquei, para cada requisito, qual o processo onde o irei auditar. E para facilitar a navegação na lista, vou utilizar o portátil ou o Ipad e recorrer à pesquisa pelo nome do processo em função da necessidade!

A ideia parece-me boa... agora vamos ver se funciona!

Bom trabalho!

37 comentários:

  1. Helena gostei muito da sua planilha, pode disponibilizá-la para mim?

    ResponderEliminar
  2. Helena boa noite. seria possível encaminhar essa lista de verificação? Grato.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito da planilha Helena, pode me encaminhar?
    Desde já agradeço.

    ResponderEliminar
  4. Helena gostei muito da sua folha de excel, pode disponibilizá-la ?

    ResponderEliminar
  5. Estimada Helena. Excelente blog. Muitos parabéns. Pode disponibilizar a sua checklist pessoal que efectuou? miguel29costa@gmail.com Obrigado desde já pela sua atenção. Felicidades

    ResponderEliminar
  6. Helena, excelente opinião! Seria possível enviar-me a check list, por favor?
    Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde,
    poderia encaminhar por favor para o e-mail robsonsales@avaledames.com.br

    desde já gradeço

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde Helena,

    Lista de verificação bem estruturada e incisiva! Pode-me enviar por favor para e-mail amargaridarodrigues@gmail.com

    ResponderEliminar
  9. Bom dia, é possivel me enviar também paulacss17@gmail.com

    ResponderEliminar
  10. Olá Helena, vamos fazer este ano a transição para a 9001:2015. Seria possível ceder a sua lista de verificação ? Obrigada
    patricarla@gmail.com

    ResponderEliminar
  11. Bom dia Helena,
    achei bem legal a forma como fizeste. Poderias disponibilizar o modelo para mim, por favor?
    Desde já, agradeço.
    bruna.sousa123@gmail.com

    ResponderEliminar
  12. Bom dia ! poderia disponibilizar o modelo, leandro.oliveira@miuraz.com estou em fase de elaboração e sera bastante útil. Ótimo dia !

    ResponderEliminar
  13. Boa noite Helena.br
    Poderia encaminhar a planilha em meu email phfaria@yahoo.com

    ResponderEliminar
  14. Bom dia Helena, poderia disponibilizar?
    natalia-se@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde Helena!
    Você pode disponibilizar essa planilha?
    antonio.gestor77@gmail.com
    Obrigado!
    Abraços, Antonio.

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde Helena, excelente lista. Pode disponibilizar a mesma? se sim, por favor envie para ruip1976@gmail.com. Obrigado

    ResponderEliminar
  17. Olá Helena. Você está de parabéns, excelente blog. Estou planejando uma auditoria interna na empresa e gostaria de saber se poderia me disponibilizar seu checklist? Achei extremamente didático.
    Segue meu e-mail: carool.picoli@gmail.com

    Desde já muito obrigada pela sua atenção, e parabéns novamente.

    ResponderEliminar
  18. Boa noite Helena, poderia me disponibilizar seu checklist, meu e-mail é crisalbano14@gmail.com, Desde já agradeço.

    ResponderEliminar
  19. Bom dia Helena. Parabéns, bem completo seu check list, poderia compartilhar comigo? Meu email é silvano.ferraz@sulmaq.com.br

    ResponderEliminar
  20. Olá Helena. Excelente blog. Estou planejando uma auditoria interna na empresa e gostaria de saber se poderia me disponibilizar seu checklist? Achei extremamente didático.
    Segue meu e-mail: etlins.monteiro@gmail.com

    ResponderEliminar
  21. Bom dia, envie o check list para mim. ereinas3@hotmail.com
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  22. Bom dia, poderiam me enviar o check list de auditoria 9001-2015
    ereinas3@hotmail.com
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  23. Boa tarde, pode-me enviar a lista de verificaçãio7 check list para mim: patricia.goncalves@cup-saucer.com

    ResponderEliminar
  24. Boa tarde Helena! Bacana demais seu blog, e a lista apesar de não dá para ver direito parece ter um excelente conteúdo. Poderia me enviar esta lista de verificação? yasmin.veloso@hotmail.com. Obrigada, Deus abençoe!

    ResponderEliminar
  25. Boa tarde,
    Pode encaminhar planilha? (renatafja@hotmail.com)

    ResponderEliminar
  26. Boa tarde.
    Gostei da idéia de dividir por requisitos E por área.. Gostaria de poder avaliar seu método e elaborar algo inspirado na sua idéia, se você permitir.
    Meu e-mail é aguiar5387@gmail.com
    Se puder, me encaminha seu formulário pra eu ver como ficou..
    Obrigado

    ResponderEliminar
  27. Boa noite, Helena. Parabéns, muito bom seu check list, poderia compartilhar comigo? Meu email é rebecaalbuquerque83@hotmail.com

    ResponderEliminar
  28. Prezada Helena parabéns pelo material, poderia me enviar? Meu email é
    agueda.morais@acocearense.com.br

    Desde já agradeço.

    ResponderEliminar
  29. Helena gostei muito da sua planilha, pode disponibilizá-la para mim? luemba@ymail.com

    ResponderEliminar
  30. Pode mandar para mim por favor? rossana@ncrangola.com
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  31. Poderia me enviar? laisehomem@hotmail.com. Obrigada!

    ResponderEliminar
  32. Me pareceu bastante interessante a ideia, e gostaria de avaliar... Pode me enviar a planilha para isso? cq@dinatecnica.com.br

    ResponderEliminar
  33. Olá Helena, por favor, poderia enviar a planilha para ccalado.quimico@gmail.com = agradeço pela ajuda se possível!

    ResponderEliminar
  34. Boa tarde Helena. Posso ter acesso a sua lista de verificação. Trabalho fantástico. hugoalexraimundo@gmail.com Muito obrigado desde já

    ResponderEliminar
  35. Oi Helena, pode disponibilizar a planilha pra mim: gerson_eremith@hotmail.com

    ResponderEliminar