terça-feira, 16 de junho de 2015

Não Conformidades - Como tratar de vez?

Este é um tema sempre sensível nas organizações. Às  vezes parece que temos o problema resolvido,  mas ficam "pontas soltas" por resolver noutro lado. Isto é  um sinal de que algo não está a ser bem feito.
Será que estamos a fazer uma correta análise das causas?
Muito provavelmente, não...
Ou será o plano de ação que não está a ser corretamente conduzido?
Há uma forte probabilidade!
Pois é.  Para tratar uma não conformidade  (que carinhosamente vamos designar de NC), há várias coisas que precisam ser feitas:
1° e até mesmo antes de registar a NC, corrigir o erro.
Por exemplo: alguém deixou a porta do frigorífico aberta. Assim que você percebe,  vai imediatamente fechar a porta. 
Mas no dia seguinte,  a porta está novamente aberta....
Então vamos registar a NC.
Muito bem,  agora é o momento de analisar o que motivou esta situação utilizando, por exemplo,  a TÉCNICA DOS 5 PORQUÊS!
Esta técnica consiste em fazer até fazer cinco vezes a pergunta "Porquê?". Respondendo a cada pergunta de forma assertiva e voltando a colocar novamente a pergunta,  conseguimos facilmente identificar a causa raiz do problema.
Esta técnica pode ser utilizada individualmente ou em grupo.
Vamos continuar no nosso exemplo:
- Porquê que a porta ficou aberta?
Porque quem saiu não sabia que a deveria ter fechado.
- Porquê que não sabia que devia fechar a porta?
Porque não havia nenhuma indicação.
A ISO 9001 indica que as instruções e procedimentos devem estar acessíveis para as funções relevantes.
A instrução até pode existir,  mas se não estiver colocada em local visível de quem sai do frigorífico,  dificilmente será seguida!
Neste caso a causa raiz da não conformidade seria a ausência de instrução em local acessível.
O PLANO DE AÇÃO  deverá ser direccionado à origem do problema.  Provavelmente passaria por afixar a instrução em local visível.
Depois de concluído o plano de ação, é  necessário validar a eficácia,  isto é,  verificar se a NC se volta a repetir!
Caso ela não se repita,  então a nossa ação foi eficaz e podemos dar a NC como encerrada!

Nesta altura é importante perceber se há a necessidade de divulgar ou padronizar a informação. Partilhar com outras equipas ou verificar se há outras situações semelhantes que poderão ser melhoradas. 

Tenha sempre este ciclo em mente e verá que as não conformidades serão mais fáceis de tratar! 

Imagem de www.qualiex.com.br.

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