terça-feira, 29 de julho de 2014

Já conhece a ISO 9001 : 2015 ?

A ISO 9001 está a ser revista. Já conhece as novidades? Fique já a saber tudo o que precisa sobre esta revisão e as suas implicações.


Porquê que a ISO 9001 está a ser revista?


Todas as normas ISO são revistas a cada 5 anos para determinar se é necessária uma revisão para que esta se mantenha atualizada e relevante para o mercado. A futura ISO 9001:2015 irá responder com as últimas tendências e ser compatível com outros sistemas de gestão, como a ISO 14001 (Sistemas de gestão ambiental) ou a OHSAS 18001 (Sistemas de Gestão da Segurança e da Saúde no Trabalho).


Em que fase do processo de revisão nos encontramos?


A ISO 9001 encontra-se neste momento no Draft International Stage (DIS), o 4º dos 6 passos da revisão, onde todas as partes interessadas poderão submeter as suas opiniões para análise por arte do comité técnico.


Quando será a publicação?


A publicação da ISO 9001:2015 está prevista para o final de 2015.


Quais serão as principais alterações desta revisão?


A revisão 2015 da ISO 9001 terá uma abordagem modernizada, que irá incluir:

  1. Maior ênfase na geração de valor, para a organização e para seus clientes. A nova versão é voltada a geração de resultados e a melhoria dos mesmos.
  2. Maior ênfase na avaliação dos riscos (Para quem pretender obter com uma visão mais detalhada sobre a temática do risco, poderá consultar a ISO 31000 – Gestão do Risco).
  3. Solicita que as organizações levem em consideração o feedback de todas as partes interessadas e de todos os processos envolvidos (não apenas os feedbacks dos seus clientes).
  4. Maior envolvimento da Gestão de Topo.
  5. A estrutura da norma foi revista para estar alinhada com outras normas ISO para sistemas de gestão, de modo a facilitar sua integração.
  6. Maior facilidade na aplicação dos requisitos às empresas de "serviços". :)
  7. Maior flexibilidade nas exigências sobre procedimentos documentados (por exemplo, a adoção de um "Manual da Qualidade" deixa de ser obrigatória).
  8. O que não irá mudar é que o CLIENTE continua a ser o foco principal da norma.  



Quais as implicações para as empresas certificadas pela ISO 9001:2008?


Após a publicação será concedido às organizações um período de transição de três anos para migração do seu atual sistema de gestão da qualidade para a nova edição da norma.





Apesar de o DIS não ser ainda a versão final da norma, não é esperado que a mesma sofra grandes alterações até a publicação da versão final. Para os interessados, o DIS está disponível para compra em: http://www.iso.org/iso/home/store/catalogue_ics/catalogue_detail_ics.htm?csnumber=62085


Assistam ainda ao vídeo da entrevista a Nigel Croft, presidente da subcomissão de revisão ISO 9001, onde nos fala sobre a forma como a revisão está a progredir: ISO 9001 revision - Conversation with Nigel Croft




Já pensaram no que necessitam fazer para migrar o vosso Sistema de Gestão da Qualidade?


Partilhem a vossa opinião, sugestões, dúvidas, etc, sobre esta revisão.






Sem comentários:

Enviar um comentário