Depois de todas as pesquisas sobre Qualidade, esta foi a minha primeira questão:
Por onde é que eu começo??
Por onde é que eu começo??
Sabia que tinha de levar a cabo a elaboração de vários Manuais, Processos, Procedimentos, etc.... Mas todos tinham que estar interligados, e isto não parecia nada fácil de se fazer.
Na verdade, deve ser possível identificar a rastreabilidade dos documentos, não devendo estes "cair do céu".
Então resolvi começar pelo princípio!
Identificar a Missão, Visão e Valores.
Há ainda muitas empresas que não têm definido a sua identidade básica. Talvez por desconhecimento da sua importância....
Então vamos lá ver para que serve cada uma destas coisas:
MISSÃO
É o pressuposto da empresa. O motivo da sua existência.
A Missão deve orientar e direcionar todos os objetivos da organização.
A Missão deve orientar e direcionar todos os objetivos da organização.
VISÃO
Deve definir o caminho que a empresa pretende percorrer e ser uma proposta de onde pretende chegar a médio/longo prazo.
VALORES
São os princípios que guiam a vida da organização, e que deverão proporcionar a conduta adequada aos colaboradores para que estes possibilitem, e contribuam, para a execução da Missão, caminhando no sentido da Visão.
Mas atenção! A Missão, Visão e Valores devem ser sempre "beber" do pensamento da Gestão de Topo. É fundamental uma boa conversa antes de começar a escrever.
Sem comentários:
Enviar um comentário