Tal como referido neste post, vamos agora aprofundar um pouco mais a análise SWOT. Recordo que este é o resultado da minha pesquisa no âmbito da transição da ISO 9001 para a versão 2015, mas que partilho com todo o prazer na esperança de que possa ser útil a mais alguém!
O que é a matriz
SWOT?
A matriz SWOT é uma ferramenta de gestão, de fácil aplicação
devido à sua simplicidade, amplamente utilizada nas empresas para a definição
da estratégia. SWOT significa Forças (S - Strengths), Fraquezas (W -
Weaknesses), Oportunidades (O - Opportunities) e Ameaças (T - Threats).
A análise SWOT permite distinguir o ambiente interno -
(fatores e realidades internas - forças e fraquezas) e o ambiente externo
(fatores e aspetos futuros - oportunidades e ameaças) da organização.
A identificação do ambiente interno e externo é de extrema
importância para estabelecimento de estratégias e definição de prioridades, bem
como para decidir qual a direção a tomar de forma a atingir o objetivo, tendo
sempre sob um olhar crítico, as ameaças.
A empresa dever averiguar quais são as suas SWOT, e como
geri-las de forma a maximizar os seus resultados?
As forças e as fraquezas são uma representação do momento
presente.
Por outro lado...
as oportunidades e as ameaças representam o que a organização
espera do futuro.
Deste modo, a análise SWOT deve relacionar as forças com as
oportunidades e as fraquezas com as ameaças.
Por exemplo, se a
empresa identificou como uma das suas forças a sua capacidade de captar novos
clientes no mercado e se vê uma oportunidade de crescimento económico elevado
no seu mercado, poderá estar perante uma estratégia de crescimento de elevado
potencial.
Mas... se a
empresa reconhece uma fraqueza por não dispor ainda de uma determinada
tecnologia que o mercado e os concorrentes estão rapidamente a adotar (o que
seria uma ameaça), deverá procurar uma solução para minimize ou elimine os seus
efeitos.
Como implementar?
1º: Análise Externa
Comece por pensar nos fatores externos que influenciam a
organização. A análise externa corresponde às principais perspetivas de
evolução do mercado em que a empresa atua. São fatores provenientes do Mercado
e do Meio Envolvente – decisões e circunstâncias fora do controlo direto da
empresa, das quais se deve tirar partido, ou proteger, quando necessário.
Opportunities
Aspetos
positivos da envolvente, com impacto significativo no negócio da empresa.
Exemplo:
- Onde estão as boas oportunidades de negócio?
- Existem condições vantajosas de trabalho?
- Existe um espaço disponível no mercado para mais uma empresa?
- Quais são as tendências mais interessantes?
- O Consumidor necessita de um produto como o seu?
Threats
Aspetos
negativos da envolvente, com impacto significativo no negócio da empresa.
Exemplo:
- Quais são os obstáculos a vencer?
- O que está a fazer a sua concorrência?
- O músculo financeiro é suficiente?
- A fidelização dos clientes é muito forte?
- Pode alguma das suas fraquezas ameaçar seriamente o negócio?
- Existe estabilidade política e económica para investir?
Este levantamento pode ser feito através de um brainstorming com os responsáveis da organização.
O resultado desta análise deve conter informação relativa a:
Meio Envolvente: Económica; Demográfica;
Tecnológica; Político-legal; Sociocultural;
Mercado: Características Genéricas, tais
como a dimensão total, os circuitos de distribuição existentes, etc., e Decomposição
do Mercado em Segmentos, onde pode por vezes detetar novos segmentos de mercado
que podem constituir uma boa oportunidade para a sua empresa;
Concorrência: Características Genéricas
da Estrutura Concorrencial e Identificação das Forças e Fraquezas dos
principais concorrentes;
Clientes/Consumidores: Caracterização com
o maior grau de profundidade cada segmento de mercado como: características,
hábitos de compra, atributos mais valorizados no ato da compra, etc.
Por fim, identifique os principais fatores dentro de cada
tema, e ordene-os principais por importância.
2º: Análise Interna
Reúna os fatores internos com importância para o negócio, ou
seja, os aspetos que diferenciam a empresa ou o(s) produto(s) dos seus
concorrentes.
Strenghts
Vantagens internas da empresa ou produto(s) em relação aos seus principais
concorrentes.
Exemplo:
- Quais as vantagens da sua empresa? E do seu produto?
- O que faz melhor do que os outros?
- Quais são os seus principais fatores de diferenciação?
- Quais são os seus recursos únicos para conseguir preços mais competitivos?
- O que pensa o seu mercado e a sua concorrência serem os seus pontos fortes?
- Qual a capacidade de reação da sua força de vendas?
Weaknesses
Desvantagens internas da empresa ou produto(s) em
relação aos seus principais concorrentes.
- O que pode ser aperfeiçoado?
- O que pode ser anulado?
- O que pensa o seu mercado e a sua concorrência serem as suas fraquezas?
- Possui meios suficientes para as tarefas que pretende atingir?
No final da análise SWOT defina as relações existentes entre os pontos
fortes e fracos com as tendências mais importantes que se verificam na
envolvente da empresa, seja ao nível do mercado global, do mercado específico,
da conjuntura tecnológica, social e demográfica, da conjuntura económica e das
imposições legais.
À semelhança do que foi feito na análise externa, identifique
os principais fatores dentro de cada tema, e ordene-os principais por
importância.
Após listados os principais fatores (internos) que podem
influenciar o seu negócio, classifique-os como pontos fracos (desvantagens
internas da empresa ou produto em relação aos seus principais concorrentes) e
pontos fortes (vantagens internas da empresa ou produto em relação aos seus
principais concorrentes).
3º: Construção da análise
SWOT e faça a sua análise
Identificação e análise dos principais Pontos Fortes, Pontos
Fracos, Oportunidades e Ameaças, separadamente.
Nesta fase deverá identificar o impacto que estes fatores
têm no negócio. Comece assim por identificar qual o grau de impacto que cada fator
tem sobre a sua empresa ou produto (classifique utilizando uma escala: elevado
impacto, médio impacto, reduzido impacto).
De seguida identifique a tendência futura que estes fatores
têm no seu negócio. Um fator que hoje tem um determinado nível de impacto no
seu negócio pode no futuro, previsivelmente, vir a aumentar ou diminuir o seu
impacto no curto/médio prazo. Depois de classificado o impacto atual de cada fator,
procure identificar determinantes que podem alterar o grau de impacto desse fator
(tendência a aumentar, tendência a manter, tendência a diminuir).
Resuma a informação trabalhada nas etapas anteriores num
mapa único, à semelhança de apresentado.
Pontos Fortes (S)
|
Impacto no Negócio
|
Tendência
|
||||
Elevado
|
Médio
|
Fraco
|
Melhorar
|
Manter
|
Piorar
|
|
Pontos Fracos (W)
|
Impacto no Negócio
|
Tendência
|
||||
Elevado
|
Médio
|
Fraco
|
Melhorar
|
Manter
|
Piorar
|
|
Oportuni-
dades (O)
|
Impacto no Negócio
|
Tendência
|
||||
Elevado
|
Médio
|
Fraco
|
Melhorar
|
Manter
|
Piorar
|
|
Ameaças (T)
|
Impacto no Negócio
|
Tendência
|
||||
Elevado
|
Médio
|
Fraco
|
Melhorar
|
Manter
|
Piorar
|
|
As conclusões
retiradas de uma análise SWOT devem debatidas e analisadas pela gestão de topo,
de modo a que sejam definidas as ações necessárias, definindo objetivos, prazos
e responsabilidades.
Todas as evidências desta análise deverão ser mantidas para evidência do trabalho que foi desenvolvido.
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