Muitas
vezes as Não Conformidades ainda são vistas como algo negativo dentro de uma
organização. Principalmente quando a implementação do Sistema de Gestão da
Qualidade é recente, há sempre resistência por parte dos colaboradores em
avançar com a abertura deste tipo de ocorrências. Esta situação pode ter origem
nos mais diversos motivos:
- Desconhecimento
- Falta de confiança
- Receio de "apontar erros"
- Dá trabalho...
Então como é que o gestor da qualidade consegue que esta rotina
passe a fazer parte do dia-a-dia dos colaboradores?
O registo de Não Conformidades é uma excelente ferramenta para
proporcionar a melhoria contínua do Sistema, e a melhoria contínua constitui um
dos requisitos da norma!
Por definição podemos dizer que uma Não Conformidade é
quando um determinado requisito não é cumprido. Os requisitos normalmente estão
acessíveis para os colaboradores através dos procedimentos que estes devem
cumprir.
Sempre
que um colaborador deteta que determinado procedimento não está a ser cumprido,
pode, e deve, fazer o seu registo para que esta possa ser devidamente analisada e
tratada.
O "típico português" :) quando se apercebe de que algo correu mal tem tendência a resolver de imediato
o problema por meios próprios! (Ou pelo menos tenta.) E segue em frente! Mas desta forma estamos a
permitir que o mesmo problema ocorra vezes e vezes sem conta. Cada vez que surge alguém perde tempo na sua resolução. Isto multiplicado por todas as Não Conformidades que ocorrem dentro de uma empresa leva a que esta seja menos
eficiente…
Se o colaborador,
ao invés de resolver diretamente, proceder ao seu registo, a Não
Conformidade seguirá o seu fluxo de tratamento normal. Vejamos:
O
tratamento de uma Não Conformidade, conforme acima descrito, permite não só a
correção imediata (sempre que necessário e aplicável), como também a tão
importante análise das causas que irá facilitar a implementação de um plano de
ação focado na origem do problema, eliminado a sua raiz.
É
como uma erva daninha, não adianta cortar, ela vai voltar a crescer. Só conseguiremos
eliminar definitivamente a erva se eliminarmos a sua raiz!
Bem,
e agora que já todos compreendemos a importância do registo e tratamento de uma
Não Conformidade, como fazemos para que os colaboradores sejam “os nossos olhos”
no terreno?
Não
é fácil… requer um trabalho contínuo de sensibilização e reforço junto dos
colaboradores. Realizar ações de sensibilização, formação, coaching individual….
Tudo depende do contexto da organização. Mas é um trabalho de terreno,
essencialmente!
O
meu ainda vai muito no início… As ações que faço parecem trazer frutos, mas
rapidamente o ânimo se esmorece e os registos das ocorrências diminuem…
Qual
é para vocês a melhor estratégia para incutir esta rotina na cultura da
empresa?
Sugestões aceitam-se!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário