terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Uma Revisão pela Gestão


A Revisão pela Gestão ou Análise Critica pela Direção (conforme versão brasileira da norma) é A OPORTUNIDADE para melhorar o Sistema de Gestão da Qualidade! É trabalhoso é certo! Mas também é gratificante acompanhar a evolução! E não tem necessariamente que ser uma daquelas reuniões que toda a gente foge! Não sei quanto a vocês, mas eu pessoalmente não acho boa política fechar todos os intervenientes numa sala o dia todo e rever nesse momento tudo. NINGUÉM MERECE!! Então as coisas acontecem de forma gradual, em várias reuniões, mas controlado por um cronograma preparado para o efeito, para evitar que atrasos de tal ordem que quando terminarmos já esteja na altura de começar a revisão seguinte!!!

Então como é que nós fazemos por aqui?

Para começar, e para não me perder, começo por organizar os temas que serão alvo de análise, conforme Entradas na ISO 9001:2008:

  1. Resultado de Auditorias Internas
  2. Retorno da Informação do Cliente
  3. Desempenho do Processo e Conformidade do Produto
  4. Estado das Ações Preventivas e Corretivas
  5. Seguimento das Ações Resultantes de Revisões Anteriores
  6. Alterações que possam afetar o SGQ
  7. Recomendações para Melhoria


De seguida são agendadas reuniões de análise prévia com cada gestor de processo (o objetivo é fornecer/relembrar tudo o que ele deve analisar). Nesta altura é acordado um deadline para o retorno da informação.
Esta parte corresponde ao item “C” das entradas.

Simultaneamente vou compilar outra informação necessária: dados de auditoria (A), monitorização da satisfação do cliente (B), acompanhamento dos planos de ação (D), ponto de situação dos planos de ação definidos na revisão anterior (E), e outras informações que possam afetar o SGQ (F) ou recomendações de melhoria (G).
E aqui aproveito para formalizar todas aquelas ideias que muitas vezes comentamos, mas que pelas mais variadas razões acabam por ir sendo adiadas, ou mesmo esquecidas, e nunca acontecem!!

Depois é só enviar tudo para a Gestão de Topo e esperar pela resposta!

Eu tenho muita sorte por ter um Representante pela Gestão muito organizado, e por isso devolve um comentário para cada sugestão enviada. Isto vai depois facilitar (e muito) o trabalho de definição dos planos de ação!

No fim, e depois das decisões tomas pela direção, é preparada a ata (seguindo as Saídas previstas na ISO 9001:2008) e partilhada a informação com todos os intervenientes!
A partir daqui é só inserir no mapa de Planos de Ação e ir “cobrando” para assegurar que todos os prazos são cumpridos!


É trabalhoso, é uma data importante, mas não tem que ser complicado!! 

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