A Revisão pela Gestão ou Análise Critica pela Direção (conforme
versão brasileira da norma) é A OPORTUNIDADE para melhorar o Sistema de Gestão
da Qualidade! É trabalhoso é certo! Mas também é gratificante acompanhar a
evolução! E não tem necessariamente que ser uma daquelas reuniões que toda a
gente foge! Não sei quanto a vocês, mas eu pessoalmente não acho boa política
fechar todos os intervenientes numa sala o dia todo e rever nesse momento tudo.
NINGUÉM MERECE!! Então as coisas acontecem de forma gradual, em várias
reuniões, mas controlado por um cronograma preparado para o efeito, para evitar
que atrasos de tal ordem que quando terminarmos já esteja na altura de começar
a revisão seguinte!!!
Então como é que nós fazemos por aqui?
Para começar, e para não me perder, começo por organizar os
temas que serão alvo de análise, conforme Entradas na ISO 9001:2008:
- Resultado de Auditorias Internas
- Retorno da Informação do Cliente
- Desempenho do Processo e Conformidade do Produto
- Estado das Ações Preventivas e Corretivas
- Seguimento das Ações Resultantes de Revisões Anteriores
- Alterações que possam afetar o SGQ
- Recomendações para Melhoria
De seguida são agendadas reuniões de análise prévia com cada
gestor de processo (o objetivo é fornecer/relembrar tudo o que ele deve
analisar). Nesta altura é acordado um deadline para o retorno da informação.
Esta parte corresponde ao item “C” das entradas.
Simultaneamente vou compilar outra informação necessária:
dados de auditoria (A), monitorização da satisfação do cliente (B),
acompanhamento dos planos de ação (D), ponto de situação dos planos de ação
definidos na revisão anterior (E), e outras informações que possam afetar o SGQ
(F) ou recomendações de melhoria (G).
E aqui aproveito para formalizar todas aquelas ideias que
muitas vezes comentamos, mas que pelas mais variadas razões acabam por ir sendo
adiadas, ou mesmo esquecidas, e nunca acontecem!!
Depois é só enviar tudo para a Gestão de Topo e esperar pela
resposta!
Eu tenho muita sorte por ter um Representante pela Gestão muito organizado, e por isso devolve um comentário para cada
sugestão enviada. Isto vai depois facilitar (e muito) o trabalho de definição
dos planos de ação!
No fim, e depois das decisões tomas pela direção, é
preparada a ata (seguindo as Saídas previstas na ISO 9001:2008) e partilhada a
informação com todos os intervenientes!
A partir daqui é só inserir no mapa de Planos de Ação e ir “cobrando”
para assegurar que todos os prazos são cumpridos!
É trabalhoso, é uma data importante, mas não tem que ser
complicado!!
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