Ora uma das primeiras tarefas do meu cronograma foi a identificação
do Representante da Gestão. Nomeação
que teria que ser feita pela Gestão de Topo.
Eu era novinha na empresa, e o projeto muito desafiante! Uma
constante interação com várias chefias, principalmente com as de topo. Era para
mim evidente que a Qualidade era uma prioridade, afinal até tinham contratado
uma pessoa para o efeito! Mas seria assim tão importante, ao ponto de
colaborarem comigo na condução de todos os passos? Isto iria “roubar” muito
tempo destas pessoas! E a nomeação de um representante era a minha “boia de
salvação”.
Durante a minha formação vários formadores me aconselharam a
propor à empresa a nomeação de um elemento da Gestão de Topo para esta responsabilidade. Alguém que de
facto pudesse levar as temáticas da Qualidade à “mesa” da administração para
que estas tivessem a atenção merecida.
E foi o que aconteceu! Foi nomeada uma pessoa, que tal como
referido no requisito da norma, podia acumular esta função com outras já
desempenhadas anteriormente.
Agora, eu geria e coordenava o projeto, mas a comunicação de
temáticas pertinentes da Qualidade à Gestão de Topo estava garantida pelo
Representante pela Gestão.
Mas nem sempre as coisas são desta forma. Há empresas que, talvez por uma questão de custos, optam
por contratar um estagiário para Gestor da Qualidade, mas ainda o nomeiam
Representante da Gestão.
O que acham desta estratégia? Eficaz? Ou nem por isso? Será ele igualmente “levado a sério”?
Partilhem as vossas experiências!
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