segunda-feira, 30 de junho de 2014

A Política da Qualidade

O estabelecimento da Política da Qualidade deve ser uma das primeiras coisas a fazer quando se inicia um projeto de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade. A ISO 9001 tem um requisito dedicado a esta questão (requisito 5.3) e que deve ser tido em consideração.
A Política da Qualidade pretende ser uma mensagem da gestão de topo para os colaboradores, clientes, fornecedores, e outros interessados. O objetivo é que, partindo do propósito da organização (p. ex: Missão, Visão e Valores), deverá transmitir as intenções de gestão da empresa.


Vejamos: se a objetivo da empresa é abrir uma filial em França no próximo ano, então deve incluir esta orientação na Política. E esta orientação deve também proporcionar o enquadramento para o estabelecimento, mais à frente, dos objetivos de cada processo. Objetivos esses que deverão refletir o papel de cada processo para que a empresa consiga atingir o seu objetivo: abrir a filial em França.

A Política deve funcionar como um GPS que nos indica qual o caminho a seguir. Mas é um puzzle de peças muito pequeninas! E quando falta uma, não conseguimos concluí-lo com sucesso! Por isso (e não só) a importância do planeamento antes de iniciar um projeto desta dimensão!

Bem. Mas não basta escrever a nossa Política num papel. A norma também nos diz que temos que assegurar que todos os interessados a conhecem e compreendem. Não vale a pena escrever um texto muito bonito cheio de palavras caras que ninguém irá entender. O Sistema de Gestão da Qualidade deve ser de todos, não apenas da gestão de topo e do gestor da qualidade, pois assim dificilmente proporcionará os efeitos desejado. 
Cada Sistema deve ser um fato feito à medida, já dizia a Maria de Lurdes!

Depois de implementada, e conhecida por todos, esta deve ser revista sempre que necessário. 
As empresas são entidades dinâmicas que estão em permanente mudança. Uma proactivamente, e outras reactivamente, mas ainda assim, sempre em constante mudança. 

As necessidades dos nossos clientes vão mudando, os requisitos estatutários ou regulamentares podem também sofrer alterações, e se queremos sobreviver no mercado temos que identificar e responder aos requisitos solicitados.

Tal como na definição da Missão, Visão e Valores, também aqui é por vezes um desafio obter os preciosos inputs da Gestão de Topo. A Norma atribui-lhe inclusivamente esta responsabilidade. Afinal uma Política desadequada é uma peça mal colocada no puzzle que irá comprometer tudo o que virá a seguir.

Muitas empresas optam por fazer esta revisão por altura da Revisão pela Gestão, também um requisito a cumprir da ISO 9001.

Falaremos nele mais à frente.

Sem comentários:

Enviar um comentário