O estabelecimento da Política da Qualidade deve ser uma das primeiras coisas a fazer quando se inicia um projeto de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade. A ISO 9001 tem um requisito dedicado a esta questão (requisito 5.3) e que deve ser tido em consideração.
A Política da Qualidade pretende ser uma mensagem da gestão de topo para os
colaboradores, clientes, fornecedores, e outros interessados. O objetivo é
que, partindo do propósito da organização (p. ex: Missão, Visão e
Valores), deverá transmitir as intenções de gestão da empresa.
Vejamos:
se a objetivo da empresa é abrir uma filial em França no próximo ano, então
deve incluir esta orientação na Política. E esta orientação deve também
proporcionar o enquadramento para o estabelecimento, mais à frente, dos
objetivos de cada processo. Objetivos esses que deverão refletir o papel de
cada processo para que a empresa consiga atingir o seu objetivo: abrir a filial
em França.
A
Política deve funcionar como um GPS que nos indica qual o caminho a seguir. Mas
é um puzzle de peças muito pequeninas! E quando falta uma, não conseguimos concluí-lo
com sucesso! Por isso (e não só) a importância do planeamento antes de iniciar
um projeto desta dimensão!
Bem.
Mas não basta escrever a nossa Política num papel. A norma também nos diz que
temos que assegurar que todos os interessados a conhecem e compreendem. Não
vale a pena escrever um texto muito bonito cheio de palavras caras que ninguém
irá entender. O Sistema de Gestão da Qualidade deve ser de todos, não apenas da
gestão de topo e do gestor da qualidade, pois assim dificilmente proporcionará
os efeitos desejado.
Cada
Sistema deve ser um fato feito à medida, já dizia a Maria de Lurdes!
Depois
de implementada, e conhecida por todos, esta deve ser revista sempre que
necessário.
As
empresas são entidades dinâmicas que estão em permanente mudança. Uma
proactivamente, e outras reactivamente, mas ainda assim, sempre em constante
mudança.
As
necessidades dos nossos clientes vão mudando, os requisitos estatutários ou
regulamentares podem também sofrer alterações, e se queremos sobreviver no mercado
temos que identificar e responder aos requisitos solicitados.
Tal
como na definição da Missão, Visão e Valores, também aqui é por vezes um
desafio obter os preciosos inputs da Gestão de Topo. A Norma
atribui-lhe inclusivamente esta responsabilidade. Afinal uma Política
desadequada é uma peça mal colocada no puzzle que irá comprometer tudo o que
virá a seguir.
Muitas
empresas optam por fazer esta revisão por altura da Revisão pela Gestão,
também um requisito a cumprir da ISO 9001.
Falaremos
nele mais à frente.
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