domingo, 14 de junho de 2015

Qualidade, documentos, motivação e cultura

A gestão documental e de registos é  para mim um dos requisitos mais difíceis de cumprir em gestão da qualidade.
Talvez esta seja até uma questão cultural e de método de trabalho,  ou talvez seja uma questão de sensibilização para a ISO 9001. Ou serão as duas?

O que é certo é que há empresas onde o hábito de documentar e registar o que se faz está mais no "sangue" do que em outras.  E quando não está, nem sempre é fácil criar esta rotina.  Pelo menos de forma duradoura!

Há quem diga que Qualidade é fazer as coisas bem feitas mesmo que ninguém esteja a ver. 

E é isso mesmo! 

Mas o que me apercebo em 99% das vezes é que isso só acontece por dois motivos:

- Porque posso ser punido se não fizer (reforço negativo);

- Porque vou ganhar alguma coisa com isso (reforço positivo).

Ou seja,  raras vezes a motivação é intrínseca. E este é o principal problema!  É por este motivo que deixamos de o fazer à primeira oportunidade,  ou a partir do momento em que nos apercebemos que os reforços  (positivos e negativos) desapareceram.

Gerir qualidade é gerir cultura organizacional.  Para que o Sistema de Gestão da Qualidade entre no ADN da empresa,  é preciso tempo,  muito trabalho e persistência.

Por isso,  habituar as pessoas a gerir e controlar documentos e registos é algo que deve ser feito todos os dias. 
Falado todos os dias. 
Referida a importância todos os dias.
Reforçado todos os dias.
E isto compete não só ao gestor da qualidade,  mas acima de tudo à gestão de topo através de uma liderança forte.

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