segunda-feira, 1 de junho de 2015

Transição para ISO 9001:2015

Estará mesmo preparado para receber a nova norma?

Já fez a sua Gap Analysis? Pode ser um bom ponto de partida!

Com base nos requisitos da atual norma (ISO 9001:2008), faça um levantamento do seu Sistema de Gestão da Qualidade. 

Seja crítico com o que tem e o que não tem.

Depois faça um novo levantando de informação com base nos requisitos da ISO 9001:2015.

Analise os resultados.  Por exemplo: neste momento tem um representante da gestão. Tudo indica que com a revisão da ISO 9001 esta figura deixará de ser obrigatória. Isto significa que pode optar por mante-la, se entender que é benéfico para a empresa,  mas pode também eliminá-la.

Atualmente trabalho com um empresa em que não me parece boa estratégia abandonar essa figura neste momento.  É uma figura de peso nas decisões do sistema, e com uma visão muito focada.

Por esse motivo,  neste caso concreto não me parece uma mais-valia eliminar esta figura. Contudo, se na sua empresa os gestores de processo são autónomos,  com iniciativa, orientados para os objetivos e conhecedores dos requisitos na norma, não vejo porque não eliminar a figura de representante pela gestão.

Será importante fazer este raciocínio para todos as outras obrigatoriedades que deixaram de o ser. Perceber se é algo que traga uma mais valia,  ou não acrescenta qualquer valor ao sistema. Se for este o caso, porque não eliminar?

Depois há os novos requisitos! Como por exemplo o Pensamento Baseado em Risco.  Apesar de na ISO 9001:2015 não ser sugerida uma metodologia de identificação e tratamento, vale a pena pensar nisso.  Perceber como fazer para um correto levantamento dos riscos e como trata-los depois de identificados.

Assim que concluir o seu Gap Analysis estará em condições de fazer um planeamento da transição. 

Defina um cronograma com as várias fases da transição, estabeleça prazos para cada fase e vá  acompanhando o decorrer das atividades.

Após a publicação oficial da nova ISO 9001, que deverá ocorrer em Setembro de 2015, teremos 3 anos para concluir a transição.  Mas o tempo voa, e nada melhor que começar a planear a mudança.  Até mesmo para estar mais apto para responder e defender o seu sistema perante os auditores. 

Bom trabalho!! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário