A comunicação é importante na nossa vida pessoal, em qualquer função, e em qualquer empresa. Só quando comunicamos de forma adequada é que diminuímos a probabilidade de interferências na nossa mensagem, proporcionando o sucesso da sua receção e interpretação.
Este foi um tema já abordado aqui no blog anteriormente, e hoje voltamos ao tema com mais umas dicas!
Mas antes de avançar, leia os posts anteriores sobre comunicação.
A importância da comunicação 1: aqui
A importância da comunicação 2: aqui
Avaliação das respostas às mensagens
Então como podemos identificar o nível de recetividade dos outros às mensagens?
As
pessoas recetivas mostram-se relaxadas. As suas mãos estão abertas, com as
palmas visíveis, como a indicar que estão disponíveis para conversar. Têm
tendência em inclinarem-se para a frente (mesmo estando sentados ou de pé).
As
pessoas que não estiverem recetivas, frequentemente encostam-se na cadeira ou
podem cruzar os braços à sua frente como a criar uma barreira entre si próprio e o
orador.
Verifique
agora alguns dos indicadores, positivos e negativos, associados a determinados
tipos de linguagem corporal:
Veja também alguns sinais de
aceitação ou aborrecimento:
Quando o nosso interlocutor, ou público, começa a mostrar sinais de aborrecimento, ou se apresentar sinais de resistência, podemos ser tentados
a avançar mais rápido ou a falar mais alto do que o normal. Contudo, a melhor maneira de
lidar com esta situação é partilhar que a falta de atenção deles foi notada e
tentar perceber o motivo de tal reação. Na sequência desta intervenção, e em função do feedback obtido, poderá fazer sentido fazer uma pausa, pedir uma intervenção mais ativa do público, alterar o tom de voz, etc.
Ou seja, é fundamental estar atento ao feedback da comunicação, pois só assim poderemos ir ajustando a forma como estamos a comunicar, adaptando-a ao nosso interlocutor, e assim contribuir para a eficácia e sucesso da mensagem!
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