quarta-feira, 23 de agosto de 2017

A Importância da Comunicação # 3

A comunicação é importante na nossa vida pessoal, em qualquer função, e em qualquer empresa. Só quando comunicamos de forma adequada é que diminuímos a probabilidade de interferências na nossa mensagem, proporcionando o sucesso da sua receção e interpretação.

Este foi um tema já abordado aqui no blog anteriormente, e hoje voltamos ao tema com mais umas dicas!

Mas antes de avançar, leia os posts anteriores sobre comunicação.

A importância da comunicação 1: aqui
A importância da comunicação 2: aqui





Avaliação das respostas às mensagens


Então como podemos identificar o nível de recetividade dos outros às mensagens?

As pessoas recetivas mostram-se relaxadas. As suas mãos estão abertas, com as palmas visíveis, como a indicar que estão disponíveis para conversar. Têm tendência em inclinarem-se para a frente (mesmo estando sentados ou de pé).

As pessoas que não estiverem recetivas, frequentemente encostam-se na cadeira ou podem cruzar os braços à sua frente como a criar uma barreira entre si próprio e o orador.

Verifique agora alguns dos indicadores, positivos e negativos, associados a determinados tipos de linguagem corporal:





Veja também alguns sinais de aceitação ou aborrecimento:



Quando o nosso interlocutor, ou público, começa a mostrar sinais de aborrecimento, ou se apresentar sinais de resistência, podemos ser tentados a avançar mais rápido ou a falar mais alto do que o normal. Contudo, a melhor maneira de lidar com esta situação é partilhar que a falta de atenção deles foi notada e tentar perceber o motivo de tal reação. Na sequência desta intervenção, e em função do feedback obtido, poderá fazer sentido fazer uma pausa, pedir uma intervenção mais ativa do público, alterar o tom de voz, etc. 

Ou seja, é fundamental estar atento ao feedback da comunicação, pois só assim poderemos ir ajustando a forma como estamos a comunicar, adaptando-a ao nosso interlocutor, e assim contribuir para a eficácia e sucesso da mensagem!





Sem comentários:

Enviar um comentário