O tempo é um recurso escasso e que devemos preservar. O desperdício de tempo, ou a sua gestão menos eficaz, compromete muitas vezes o nosso desempenho ou a nossa capacidade para cumprir os nossos objetivos. Por este motivo é fundamental a gestão de prioridade.
Mas a definição de prioridades acontece em todas as vertentes da
vida:
em casa
no trabalho
com a família
com os amigos
no ginásio…
Mesmo que
de forma inconsciente, ou não totalmente consciente, a definição das nossas prioridades
está presente e acontece com base em duas variáveis:
Importância e Urgência
Nem todas as atividades ou tarefas têm a mesma importância,
ou urgência para nós.
Por exemplo, se pensarmos na organização de um evento, a qualidade do catering deverá ser uma
preocupação de maior importância do que a decoração do espaço. Da mesma forma que o
envio de convites é mais urgente do que a escolha da roupa que o organizador da
festa vai utilizar. Os convites deverão ser enviados com algumas semanas de
ante-cedência e a roupa poderá ser escolhida na véspera.
Assim, a prioridade que definimos para cada tarefa, têm em
consideração, e irão relacionar o grau de urgência e de importância que lhe
atribuímos.
Assim podemos definir os conceitos da seguinte
forma:
- Urgência: este ponto é avaliado em função do tempo de que dispomos para concretizar determinada tarefa.
- Importância: será avaliada tendo em conta três fatores:
- Importância afetiva: relacionado com a satisfação obtida ao realizar determinada tarefa (por exemplo: prefiro ir à pastelaria encomendar o bolo do que preparar convites para os convidados);
- Importância instrumental: utilidade da tarefa (se é efetivamente uma tarefa necessária e da qual terceiros dependem, ou apenas eu terei visibilidade);
- Importância moral: pelo sentido de dever que é reconhecido à tarefa.
Quando definir as suas prioridades consideres estes fatores de forma consciente. :)
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