quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Definição de Prioridades

O tempo é um recurso escasso e que devemos preservar. O desperdício de tempo, ou a sua gestão menos eficaz, compromete muitas vezes o nosso desempenho ou a nossa capacidade para cumprir os nossos objetivos. Por este motivo é fundamental a gestão de prioridade.



Mas a definição de prioridades acontece em todas as vertentes da vida: 
em casa
no trabalho
com a família
com os amigos
no ginásio… 
Mesmo que de forma inconsciente, ou não totalmente consciente, a definição das nossas prioridades está presente e acontece com base em duas variáveis:


Importância e Urgência


Nem todas as atividades ou tarefas têm a mesma importância, ou urgência para nós.

Por exemplo, se pensarmos na organização de um evento, a qualidade do catering deverá ser uma preocupação de maior importância do que a decoração do espaço. Da mesma forma que o envio de convites é mais urgente do que a escolha da roupa que o organizador da festa vai utilizar. Os convites deverão ser enviados com algumas semanas de ante-cedência e a roupa poderá ser escolhida na véspera.

Assim, a prioridade que definimos para cada tarefa, têm em consideração, e irão relacionar o grau de urgência e de importância que lhe atribuímos.



Assim podemos definir os conceitos da seguinte forma:


  • Urgência: este ponto é avaliado em função do tempo de que dispomos para concretizar determinada tarefa.
  • Importância: será avaliada tendo em conta três fatores:

  1. Importância afetiva: relacionado com a satisfação obtida ao realizar determinada tarefa (por exemplo: prefiro ir à pastelaria encomendar o bolo do que preparar convites para os convidados);
  2. Importância instrumental: utilidade da tarefa (se é efetivamente uma tarefa necessária e da qual terceiros dependem, ou apenas eu terei visibilidade);
  3. Importância moral: pelo sentido de dever que é reconhecido à tarefa.

Quando definir as suas prioridades consideres estes fatores de forma consciente. :)




Sem comentários:

Enviar um comentário