Vamos diretos a em exemplo simples! Imagine que quer preparar uma festa de aniversário para o seu filho.
Antes de poder usufruir da festa, conviver com amigos e
familiares, necessitara de ter alguns fatores em consideração, para que tudo
corra bem, e como planeado!
Não será certamente desejável, por exemplo, que faltem as velas na altura de cantar os parabéns do aniversariante, ou que o catering não esteja pronto a tempo e horas.
Não será certamente desejável, por exemplo, que faltem as velas na altura de cantar os parabéns do aniversariante, ou que o catering não esteja pronto a tempo e horas.
Para que tudo corra bem, deve, antes de mais, saber o que pretende fazer. Todos os pormenores deverão ser previamente pensados.
Opte por definir objetivos que sejam:
- Específicos: neste exemplo, “preparação de uma festa com o tema Ilusionismo”.
- Mensuráveis: ou seja, que consiga medir se foi ou não cumprido. “A festa foi realizada com o tema definido?”
- Atingíveis: que seja possível cumprir. Se eventualmente na zona onde a festa irá decorrer não existirem serviços de animação de festas de aniversário, dificilmente conseguirá ter um ilusionista.
- Relevantes: isto é, que sejam adequados. Neste exemplo, trata-se de um serviço de animação e festas, e o filho é um apreciador”.
- Prazo: deverá ficar definida qual a data em que todos os preparativos devem estar concluídos.
Estas características constituem a definição de objetivos
SMART.
Os objetivos SMART são:
Specific (específicos) – O quê? Quando? Como?
Measurable (mensuráveis) – Defina como irá saber se o atingiu ou não.
Attainable (atingíveis) – Devem ser propostos de acordo com os seus intervenientes, para que estes se sintam motivados, tendo-os como atingíveis.
Realistic (realistas) – Possíveis de concretizar.
Time Based (temporizáveis) – Quando vai atingir o objetivo?
Desta forma terá sempre objetivos que o ajudaram a conquistar os seus objetivos!
Seja SMART! 😉
Specific (específicos) – O quê? Quando? Como?
Measurable (mensuráveis) – Defina como irá saber se o atingiu ou não.
Attainable (atingíveis) – Devem ser propostos de acordo com os seus intervenientes, para que estes se sintam motivados, tendo-os como atingíveis.
Realistic (realistas) – Possíveis de concretizar.
Time Based (temporizáveis) – Quando vai atingir o objetivo?
Desta forma terá sempre objetivos que o ajudaram a conquistar os seus objetivos!
Seja SMART! 😉
Sem comentários:
Enviar um comentário