segunda-feira, 28 de novembro de 2016

A Importância da Comunicação # 1

Aprendemos, a comunicar. 
Ensinamos, a comunicar. 
O desenvolvimento humano apenas é possível quando existe comunicação. 
As culturas evoluem porque comunicam entre elas. 
Partilhar, é comunicar.


O processo de aprendizagem que está a realizar, neste momento, apenas é possível porque estamos a comunicar.

Comunicar é, talvez, uma das capacidades mais importantes.

Conseguir comunicar é fundamental, e se o conseguirmos fazer bem, melhor!
 Comunicar não implica que sejamos excelentes comunicadores, mas é algo que poderemos trabalhar e desenvolver com a prática.

Talvez tenha sentido alguma dificuldade em estruturar o primeiro e-mail que escreveu. Saber por onde começar, como terminar… como estruturar o seu conteúdo, mas certamente que hoje em dia já não sente a mesma dificuldade. Com muita facilidade liga o seu computador e escreve um e-mail a um amigo.

A comunicação é uma capacidade e uma competência e, como qualquer outra competência, pode ser desenvolvida.


As ações de quem comunica são observadas detalhadamente por quem ouve. E o ouvinte é rápido a recolher sinais negativos, e é mais motivado, por exemplo, a trabalhar com chefias positivas e bem disposta!



Vejamos algumas técnicas para comunicação de mensagens positivas:
  • Interações um-para-um.
  • Comunicar de forma confiante, assertiva, aberta e honesta.
  • Permitir às pessoas que discordem de si sem se tornar ofensivo e agressivo.
  • Utilizar uma linguagem respeitadora e evitar um tom paternalista, condescendente, imperativo, ou autoritário.

Não se esqueça que na comunicação cara-a-cara as suas atitudes e ações podem "falar mais alto" que as palavras, podendo reforçar as palavras que estão a ser ditas, ou “deitar por terra” a mensagem transmitida, caso a sua atitude demonstre o oposto (acontece frequentemente quando estamos a transmitir uma mensagem na qual não acreditamos).


Este é o tipo de comunicação preferencial quando o objetivo é conquistar confiança, motivar e estimular.


Uma boa apresentação irá criar uma forte ligação com a audiência. Histórias que criem uma ligação irão manter a atenção, assim como suportes visuais, sejam vídeos, ou diapositivos. Contudo as ações desempenham um papel fundamental na conquista da atenção dos ouvintes.


Há oradores que desenvolvem a capacidade de controlar toda a sua comunicação não-verbal enquanto expõem um assunto oralmente. Estes oradores chamam-se “oradores cinestésicos”, ou seja, são pessoas que têm total consciência dos seus movimentos corporais.

Os oradores cinestésicos utilizam, frequentemente, algumas técnicas para facilitar a comunicação cara a cara:
  • Assegurar que os movimentos físicos estão em sintonia com a mensagem verbal.
  • Variar a distância entre o orador e a plateia de pessoas.
  • Perceber os sinais não-verbais da audiência e interagir com eles.
  • Falar, pontualmente, para algumas pessoas da plateia.
  • Não demonstrar nervosismo no seu discurso.
  • Praticar um pouco antes de falar, por exemplo, em frente a um espelho.

A forma como comunicamos faz toda a diferença na forma como somos vistos e ouvidos dentro da organização. 

E porque as barreiras à comunicação e os indicadores dos ouvintes são fundamentais a uma comunicação eficaz, voltarei a este tema brevemente!


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